zukta
© 2020 Psicentro

Aconselhamento Parental

Esta área tem como objectivo fornecer metodologias e estratégias facilitadoras da tarefa educativa. As diferentes fases de desenvolvimento trazem dúvidas e ansiedades aos pais que por vezes sentem necessidade de orientação e de um espaço de reflexão sobre como promover um desenvolvimento psicológico harmonioso dos seus filhos.

Por vezes, os pais avaliam-se como pouco capazes de transmitir as suas vontades e regras, reforçando a ideia de que os filhos já nasceram com tendência a ser teimosos, irrequietos ou mal comportados e que não há nada a fazer em relação a isso. Outros, relativizam demasiado certos comportamentos, tendo a ideia de que com a idade tudo irá passar e que o problema se resolverá por si só. Também há aqueles que sentem a educação do filho com ansiedade e que pelo contrário valorizam e analisam excessivamente os comportamentos deste e os seus possíveis significados.

Estas consultas podem realizar-se de forma pontual, apenas com a presença dos pais ou no seguimento do acompanhamento de uma criança, sempre no sentido de promover uma dinâmica familiar mais ajustada às necessidades.

 

Voltar às especialidades