zukta
© 2020 Psicentro

Integração Sensorial

A Integração Sensorial (IS) é um processo que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente envolvente e torna possível a utilização eficaz do corpo nesse ambiente. O cérebro deve seleccionar, promover, inibir, comparar e associar informação sensorial num padrão flexível e constantemente modificado: por outras palavras é a capacidade de organizar a informação para o uso (J.Ayres, 1989).


A terapia da IS é um método de tratamento de indivíduos com problemas de processamento de estímulos sensoriais e tem como objectivo melhorar a capacidade de integração dos mesmos.


Esta terapia pode ser útil para lidar com problemas como:

- dificuldades de aprendizagem;

- perturbação de hiperactividade e défice de atenção;

- problemas ao nível motor;

- dispraxia (dificuldade em planificar, coordenar, executar e auto-regular movimentos voluntários especializados, tais como, copiar desenhos, gestos, entre outros) - problemas comportamentais;

- distúrbios de integração sensorial.


Assim, se o seu filho apresenta dificuldades em manter-se equilibrado numa cadeira, no vestir/despir, saltar à corda, ou comer de forma apropriada, entre outros, poderá estar perante uma disfunção na IS. Por isso será importante recorrer a uma avaliação na área de IS, por um Terapeuta Ocupacional com especialização nesta modalidade de intervenção.


Na intervenção são utilizadas actividades ricas em sensações, num ambiente seguro e rico de estímulos para os 7 sentidos (Táctil, Auditivo, Oral, Olfactivo, Visual, Vestibular e Proprioceptivo) de modo a que seja promovida uma resposta adaptativa adequada a nível cerebral.

Voltar às especialidades