zukta
© 2020 Psicentro

Orientação Escolar e Vocacional

A Orientação Vocacional consiste na avaliação das aptidões, capacidades e áreas de interesse de um indivíduo, de forma a orientar o processo de escolha de um curso, área de estudo ou profissão.
Tem por finalidade proporcionar um maior conhecimento das opções e oportunidades disponíveis, promover o auto-conhecimento e contribuir para a consolidação de ideias e expectativas e possibilitar uma tomada de decisão, face ao futuro, consciente, adequada e satisfatória.
Destina-se a alunos que se encontrem no 9º Ano do ensino básico, para que tomem decisão quanto à área de estudos que vão frequentar no 10º Ano do ensino secundário e a alunos que se encontrem no 12º Ano do ensino secundário, para que tomem decisão quanto ao curso de ingresso no ensino superior.
Poderá realizar-se:

Individualmente, em aproximadamente 3 sessões. No final, com a conclusão do processo efectua-se a redacção de um relatório final individualizado onde constam os resultados obtidos através da entrevista psicológica e das baterias de testes aplicadas bem como a discussão dos mesmos e das escolhas e oportunidades em questão.

Em grupo (máximo 8 pessoas), em aproximadamente 4 sessões, onde, para além da aplicação de provas individuais e testes específicos para o efeito, realiza-se uma sessão com dinâmicas de grupo, orientada por técnicos especializados e uma sessão de esclarecimento das escolhas e opções disponíveis. Neste caso, realiza-se igualmente a redacção de um relatório individualizado espelhando os resultados obtidos.

 

 

Voltar às especialidades